Termina hoje (14) o prazo de inscrição para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os candidatos devem acessar o site do Fies para tentar uma vaga no programa, que financia cursos superiores em instituições privadas.

O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 25 de fevereiro. Ao todo, serão ofertadas 100 mil vagas na modalidade juro zero e 450 mil na modalidade P-Fies.

Podem participar os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e obtiveram nota média nas provas igual ou superior a 450. Além disso, não podem ter zerado a redação.

Na hora da inscrição, é possível escolher até três opções de curso entre aqueles com vagas disponíveis dentro do grupo de preferência, que também é escolhido pelo estudante de acordo com o perfil e interesse.

Modalidades

O Fies oferece duas modalidades. A primeira é financiamento com juro zero para os estudantes que tiverem renda per capita mensal familiar até três salários mínimos. Nessa modalidade, o aluno começará a pagar as prestações respeitando o limite de renda.

A segunda é a denominada P-Fies, destinada aos estudantes com renda per capitamensal familiar até cinco salários mínimos. A modalidade funciona com recursos dos fundos constitucionais e de Desenvolvimento e com recursos dos bancos privados participantes.

Os bolsista parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni), ou seja, aqueles que têm bolsa de 50% da mensalidade, poderão participar do processo seletivo do Fies e financiar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa.

Cronograma

O Fies oferece financiamento para cobrir os custos das mensalidades de instituições privadas de ensino superior. Na página do programa está disponível uma sessão de perguntas e respostas.

Os candidatos pré-selecionados na modalidade Fies deverão acessar o FiesSeleção e complementar a inscrição para contratação do financiamento no sistema, no período de 26 de fevereiro a 7 de março. A pré-seleção dos participantes da lista de espera será de 27 de fevereiro a 10 de abril.

Tentativa de fuga e troca de tiros deixa policial morto na penitenciária Barreto Campelo

Tumulto troca de tiros ocasionou na morte do sargento Rinaldo, 49 anos, da Penitenciária Barreto Campelo, na Zona Rural de Itamaracá, Região Metropolitana de Recife, na noite da última quarta-feira (13).

O crime foi confirmado pela polícia local por volta das 21h09. O conflito surgiu em decorrência de uma tentativa de fuga planejada pelos presos envolvidos, em parceria com comparsas, que, na ocasião, deram início à investida de resgate desses presos no local.

De acordo com o delegado João Brito, do Departamento de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), por volta das 20h30, bandidos empenhados em realizar o resgate dos presidiários atiraram em direção às guaritas da unidade prisional, momento em que o sargento Rinaldo foi atingido com um tiro na cabeça.

Ainda não se tem informação de quantos presos foram bem sucedidos na fuga, mas estima-se que o número de indivíduos esteja entre cinco e oito presos que conseguiram escapar pela lateral do presídio.

O delegado do DHPP disse ainda que possivelmente os presos utilizaram uma corda para escalar o muro da penitenciária, considerado relativamente alto. Logo após o ato, retiraram a corda para não deixar nenhum resquício da ação. A possibilidade de explosão também não foi descartada pelos policiais, bem como a utilização de veículos para a realização da fuga.

Morte

Também de acordo com a polícia, o sargento Rinaldo foi atingido com um tiro na cabeça e morreu em um hospital de Itamaracá, para onde havia sido socorrido ainda com vida depois de participar da troca de tiros com os bandidos.

O corpo do policial continua nesse mesmo hospital. A Penitenciária Barreto Campelo é uma unidade de segurança máxima, com capacidade para comportar 430 reeducandos, mas atualmente o presídio comporta 2000 presos.

Segurança Máxima


Apesar de ser um presídio de segurança máxima, ações criminosas são recorrentes no Barreto Campelo. Em outubro do ano passado, uma rixa entre presos rivais de dentro da unidade se enfrentaram. Após trocas de tiros, a situação teve como consequência duas mortes, além de um detento ferido. Na ocasião, não houve registro de fuga. (Via: Folha PE)

Cidades Acessando Blog

Panificadora Samuel
Escola Monteiro Lobato
 

CLICK AQUI E CONFIRA AS FOTOS!

Educação Infantil,

Ensino Fundamental e Médio

(87) 3838.1481 (87) 3838.2246

Siteemonteirolobato.com.br

Dr. Jamildo Carvalho
Desfile Cívico Escola M.L

AABB

Bloco a Onda 2017

Galeria de Fotos!