http://www.ricardoantunes.com.br/wp-content/uploads/2015/09/Mobilidade.jpg

Pelo segundo ano consecutivo, o Recife deixa para trás metrópoles do porte de São Paulo e Rio de Janeiro, no Sudeste brasileiro, quando o assunto é mobilidade ruim. A capital pernambucana foi eleita, novamente, a que tem o pior trânsito nos deslocamentos entre as cidades brasileiras nos horários de pico da manhã (7h às 10h) e da noite (17h às 20h). O resultado faz parte da segunda edição do Índice 99 de Tempo de Viagem (ITV 99), estudo realizado pelo App de transporte urbano e que funciona como termômetro dos congestionamentos do País, avaliando as dez maiores capitais do Brasil.

 

O Recife aparece em primeiro lugar no ranking nacional. As viagens na cidade, nos horários de pico, levam, em média, 77% mais de tempo do que aquelas em situação de tráfego livre. Já Porto Alegre e Salvador, que ocupam o segundo e o terceiro lugares, apresentam taxa de lentidão de 74% e 71%, respectivamente. O índice da capital pernambucana melhorou um pouco em relação à pesquisa de 2017. Embora o Recife também tenha liderado o ranking nacional no ano passado, a medição do ITV 99 foi de 85%, os deslocamentos nos horários de pico estavam 85% mais demorados na cidade no ano passado.

 

Segundo a pesquisa, os locais de maior índice de trânsito do Recife são o bairro de Dois Unidos, na Zona Norte da capital, o trecho da BR-408, nas imediações da Arena Pernambuco, a saída do Recife pela rodovia BR-232, no Curado (ambos na Zona Oeste) – próximo ao 4º Batalhão de Polícia do Exército – além de áreas centrais como os bairros da Ilha do Leite, Derby, Coelhos e Boa Vista. O levantamento da 99 foi realizado de 1º de outubro a 31 de dezembro de 2017, com base nas milhares de corridas de táxis e 99pop, modalidade de carros particulares da empresa, nas dez maiores capitais brasileiras apontadas pelo IBGE 2010. Depois do Recife, lideram o ranking Porto Alegre (1,74), Salvador (1,71), São Paulo (4º lugar) e Rio de Janeiro (5º lugar), ambos com um ITV de aproximadamente 1.69 ou 69%.

 

“Consideramos as áreas onde as viagens dos nossos motoristas parceiros eram originadas e o tempo que levavam nos horários de pico. Depois comparamos o tempo gasto em viagens realizadas com tráfego livre. No Recife, concluímos que as pessoas têm levado quase 80% mais tempo nos deslocamentos. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, que são cidades muitos maiores, esse acréscimo de tempo é de 69%. Não estamos falando que o trânsito do Recife é pior que o de São Paulo porque não comparamos a capital pernambucana com a paulista, por exemplo. A comparação é dentro da mesma capital. Deslocamentos feitos sem trânsito e com trânsito”, explica Gladys Nancy, relações públicas regional da 99.

Num exemplo real de deslocamento, computado na pesquisa, um motorista parceiro levou 16,3 minutos entre o Hospital das Clínicas, na Cidade Universitária (Zona Oeste do Recife), e a Praça do Derby, na área central, com o trânsito livre. No horário de pico, entretanto, o tempo de deslocamento aumentou para 26,8 minutos.

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), gestora do trânsito da capital, não quis se pronunciar sobre a pesquisa da 99.

 

Fundação Terra celebra Semana Santa com doação de pães e peixes em Arcoverde

 

 

http://www.alvinhopatriota.com.br/wp-content/uploads/2018/03/distribuicaopaesepeixes.jpg

Seguindo a tradição, a Fundação Terra realiza nesta Semana Santa mais uma doação de pães e peixes para os moradores de Arcoverde passarem a Páscoa. Necessária para as famílias carentes que vivem no município, a distribuição também é um gesto simbólico. Os pães e peixes representam a comunhão entre a instituição e a comunidade, onde está inserida desde 1984. Cerca de mil famílias serão beneficiadas pela ação.

A doação dos pães e dos peixes está agendada para essa quarta-feira, dia 28. O ato começa com a Celebração da Palavra, às 9h, seguida pela distribuição para a população atendida nas adjacências da sede da Fundação Terra. Uma nova entrega está marcada para o turno da tarde, a partir das 15h, no distrito de Umburanas, após a reza do Terço da Misericórdia. 

Deixe uma resposta

Cidades Acessando Blog

Panificadora Samuel
Escola Monteiro Lobato
 

CLICK AQUI E CONFIRA AS FOTOS!

Educação Infantil,

Ensino Fundamental e Médio

(87) 3838.1481 (87) 3838.2246

Siteemonteirolobato.com.br

Dr. Jamildo Carvalho
Desfile Cívico Escola M.L

AABB

Bloco a Onda 2017

Galeria de Fotos!