O projeto de aproveitamento de água de reuso para irrigação do gramado do Estádio Municipal Valdemar Viana de Araújo, implantado pela Prefeitura de Afogados da Ingazeira, foi  apresentado nesta terça-feira (20), durante o 8º Fórum Mundial da Água, que reúne delegações e chefes de Estado de mais de 150 países, em Brasília.

 

A experiência Afogadense foi indicada pela Confederação Nacional dos Municípios, como exemplo que alia sustentabilidade com economia dos recursos públicos. O projeto, tecnicamente chamado de Sistema de Tratamento Biológico de Efluentes Sistema, foi apresentado pelo prefeito de Afogados, José Patriota, e chamou a atenção, sobretudo das delegações de países africanos e asiáticos. “Recebemos, inclusive, um convite para apresentarmos a experiência na Coréia do Sul. E diversos países Africanos se demonstraram interessados em iniciar um intercâmbio conosco”, informou Elias Silva, assessor que acompanha o prefeito.

 

 

 

O sistema utiliza uma calda bacteriológica (alimentada por rúmen bovino – resíduo produzido no abatedouro regional, e que era descartado; e casca de laranja) para tratar o esgoto oriundo de 150 residências do bairro São Braz. As bactérias atuam no esgoto interrompendo a sua decomposição e transformando-o em água rica em minerais e compostos orgânicos, deixando-a rica em nutrientes e mais do que propícia para a irrigação.

E o melhor: a Prefeitura diminuiu a conta de água do “Vianão” de 16 mil reais para pouco mais de 900 reais. “Estou bastante feliz com o resultado do projeto e com a enorme repercussão que ele obteve aqui no Fórum. É bom ver que nossa cidade mais uma vez é destaque, dessa vez em um evento mundial de tanta magnitude, e tão importante para o futuro do nosso planeta,” avaliou José Patriota, que nesta quarta-feira (21) terá uma reunião bilateral com uma delegação do governo Japonês para apresentar a iniciativa afogadense. O sistema tem capacidade de produzir 100 mil litros de água por dia. Isso representa que, além da economia financeira, também consiste na economia de água, uma vez que não precisamos mais usar a água da Compesa. 

Em sua apresentação, o prefeito José Patriota apresentou um folder com a ficha técnica detalhando as etapas do tratamento dos efluentes. E ainda um vídeo, para que todos pudessem ver o funcionamento e o resultado. 

 

 

 

 

Pesquisas é que apontará quem será adversário do governador Paulo Câmara

 

 O senador Armando Monteiro (PTB-PE) (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Expressa/Época

Aliados do presidente Michel Temer em Pernambuco articulam candidatura única contra o PSB, do governador Paulo Câmara. Três nomes disputam, neste grupo, quem encabecerá a chapa: os senadores Armando Monteiro (PTB) e Fernando Bezerra Coelho (MDB), além do ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM). O trio aguarda as pesquisas indicarem aquele com melhor potencial para angariar votos.

 

Desembargador Alberto Virgínio, do TJPE, recebe Medalha Eduardo Campos da Defensoria Pública de Pernambuco

 

http://www.tjpe.jus.br/image/journal/article?img_id=136802&t=1369430864586

O PE Notícias obteve informações de mais uma comenda a ser concedida ao Desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco, o afogadense Alberto Nogueira Virgínio (foto).

A entrega da Medalha Eduardo Campos será nesta quinta-feira (22) no Teatro Santa Isabel, em Recife, a homenagem se dá em reconhecimento pelo elevado espírito público demonstrado através de apoios à causa da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco.

 

TRF-4 confirma data do julgamento de Lula

 

 

 
Está confirmada a data do julgamento do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Segundo O Antagonista, fontes do TRF-4 afirmam que o desembargador Gebran Neto colocará o último recurso de Lula em julgamento na segunda-feira (26).
Ainda segundo a publicação, como os embargos de declaração não alteram a sentença, a prisão do ex-presidente será executada no mesmo dia.

Movimento Sem Terra invade fábrica da Nestlé

 

 

Com rostos cobertos, cerca de 600 mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram a sede da Nestlé em São Lourenço, no sul de Minas Gerais, nesta manhã, de acordo com O Antagonista. O site do movimento diz que a invasão é para denunciar “a entrega das águas às corporações internacionais, conduzida a passos largos pelo governo golpista de Michel Temer”. 

Eleitores de Exu, Belém do São Francisco e Bodocó têm até dia 27 para fazer recadastramento biométrico

 

Termina no dia 27 de março o prazo final para o recadastramento biométrico. No Sertão de Pernambuco, Belém de São Francisco, Bodocó e Exu estão entre os municípios que faltam concluir a biometria. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), os eleitores devem se dirigir aos postos de atendimento, de segunda a sexta, das 8h às 14h para fazer o procedimento, que é gratuito.
 
Para fazer o recadastramento biométrico, o eleitor precisa apresentar o documento de identidade e o comprovante de residência. Para os homens, maiores de 18 anos, é necessário também o comprovante de Alistamento Militar.

 

Deixe uma resposta

Cidades Acessando Blog

Panificadora Samuel
Escola Monteiro Lobato
 

CLICK AQUI E CONFIRA AS FOTOS!

Educação Infantil,

Ensino Fundamental e Médio

(87) 3838.1481 (87) 3838.2246

Siteemonteirolobato.com.br

Dr. Jamildo Carvalho
Desfile Cívico Escola M.L

AABB

Bloco a Onda 2017

Galeria de Fotos!