Após os atos pelo Recife e Região Metropolitana, nos dias 24, 25 e 26 de agosto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) volta a Pernambuco, na próxima quinta-feira (31). A Caravana Lula pelo Brasil aportará no Sertão do Estado, no município de Ouricuri. Vindo do Ceará, a caminho do Piauí, o cacique petista participa do ato “Pelo Semiárido, pelos direitos e por Lula”, a partir das 15h, na Praça Voluntários da Pátria.

Leia também:
 

O ato é coordenado pela direção estadual do PT e pelo prefeito de Granito, João Bosco. Para tanto, o presidente estadual da legenda, Bruno Ribeiro, está em contato com o partido na região para mobilizar a participação dos petistas na atividade, que contará com a participação de grupos de artistas e autoridades locais.

“Todo Sertão nordestino tem uma grande admiração por Lula, pelo que ele fez durante os anos de governo em prol das pessoas mais carentes”, disse o prefeito João Bosco. “Estamos passando por cinco anos de estiagem, de seca, mas o homem do campo está conseguindo sobreviver sem passar por necessidades graças aos programas sociais que vão ajudando o produtor a adquirir a sua condição de viver”, concluiu.

 

Segundo o gestor, programas como Garantia-Safra, programa de cisternas implementado por meio da Codevasf, poços artesianos, a Transposição do São Francisco e o Luz para Todos, além do aumento do piso salarial dos professores, melhoraram a qualidade de vida das pessoas do campo.

A viagem do ex-presidente Lula entre agosto e setembro é a primeira etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes.

A caravana conta com a participação da Fundação Perseu Abramo, que lançou recentemente o Programa Brasil em Movimento, com o objetivo de elaborar uma estratégia para o futuro do País.

No último sábado (26), Lula realizou ato da caravana em Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife. A atividade foi a última dos três dias de passagem pela capital pernambucana. No local, ele conversou com os moradores e visitou a Associação de Pescadores do bairro.

Folha de Pernambuco/Foto: Anderson Stevens

 

 

 

 

ENCCEJA EM PERNAMBUCO TEM MAIS DE 8,9 MIL INSCRITOS: PROVA SERÁ APLICADA EM 22 DE OUTUBRO

 

 

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para residentes no Brasil (Encceja Nacional) teve 8.930 inscritos em Pernambuco para a edição de 2017. Desses, 1.220 farão provas para o ensino fundamental, e 7.710 para o ensino médio. O exame será aplicado em 22 de outubro nos municípios distribuídos em todo o estado. Ao todo 1,5 milhão de farão a prova em todo o País. “O número de inscritos superou as expectativas do governo federal. O Encceja atende um processo de inclusão e de valorização dos jovens que querem ampliar sua escolaridade, possibilitando a certificação não só no ensino fundamental, como também no ensino médio”, explicou o ministro da Educação Mendonça Filho que também reafirmou o caráter social do exame. “É o alcance de etapas importantes na formação educacional. Significa, em termos práticos, a possibilidade de buscar um curso profissional, um melhor emprego, uma melhor oportunidade de trabalho

Cássio volta a falar em candidatura ao Governo do Estado

cássio

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) voltou a dizer nessa segunda-feira (28) que pode disputar o Governo do Estado em 2018. Com ares de quem esqueceu a aliança política com o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD) e o seu correligionário e primo, o prefeito de Campina Romero Rodrigues (PSDB), o senador tucano destacou que caso haja um consenso em torno do seu nome, não vai se furtar do desafio.

 

“Não há uma definição tomada. Se tiver um consenso entre as oposições, eu não vou me curvar”. O senador avalia ainda que existe a opção de disputar o Senado, assim como não disputar nenhum mandato.

Assunto recorrente

E esta não foi a única vez que o senador tucano deixou no ar que pode se candidatar ao Governo do Estado. Há 10 dias, em entrevista a uma rádio da Capital, Cássio admitiu uma decisão colegiada pode culminar em sua candidatura para o Governo do Estado.

Aliado de Cartaxo desde as últimas eleições, o tucano parece não querer saber das pretensões do prefeito da Capital, mesmo que seu partido participe das ações de interiorização do nome do prefeito em viagens pela Paraíba.

“O meu projeto é disputar a reeleição para o Senado Federal, isso eu já deixei claro, naturalmente é uma decisão que caberá não apenas ao meu partido, mas aos partidos que estarão coligados na frente das oposições. Mas eu não tenho nenhuma obsessão no que diz respeito a disputar a reeleição para o Senado”, disse.

 

Reforma política emperra outra vez e pode ser engavetada

 

Líderes partidários da Câmara dos Deputados já falam abertamente sobre a possibilidade de os itens mais polêmicos da reforma política, como o distritão e o fundo de financiamento público de campanhas, não serem aplicados nas eleições de 2018. Após reuniões entre representantes de todos os partidos, durante a manhã de hoje (29), e depois, de forma isolada entre as bancadas, os deputados não conseguiram chegar a consenso sobre a proposta. Assim, a votação, que tem sido adiada há três semanas, ficou para amanhã (30) com grande possibilidade de não ser realizada outra vez.

Caso a matéria não seja votada e aprovada em dois turnos pela Câmara e pelo Senado até outubro, não poderá valer para as eleições do próximo ano. Qualquer mudança tem de ser feita no prazo de um ano antes das eleições, pelo menos. Já é ponto de entendimento por parte de deputados e senadores que, se não andar na Câmara de forma a ser aprovada em tempo hábil, melhor será que a apreciação do tema seja engavetada – exemplo do que já aconteceu com relatórios elaborados em legislaturas anteriores. 

 

OBRAS DE CONSTRUÇÃO DO AEROPORTO DE SERRA TALHADA ESTÃO ACELERADAS

 

Seguem firmes as obras de construção do terminal de passageiros do Aeroporto Santa Magalhães, em Serra Talhada. Com a conclusão dos serviços de terraplanagem do terreno, a próxima etapa será finalizar a concretagem da base. Em relação ao terminal que funcionará provisoriamente, o secretário estadual dos Transportes, Sebastião Oliveira, explica que os esforços são voltados para que até o final do próximo mês de setembro as instalações possam ser entregues à população.

 

O investimento total no aeroporto será R$ 35 milhões. Os recursos são frutos da parceria entre o Governo do Estado, por meio da Setra, e o Ministério dos Transportes. O Governo de Pernambuco já investiu R$ 7 milhões na requalificação da pista de pouso e decolagem do Santa Magalhães, permitindo que aviões com capacidade para transportar 70 passageiros e suportar 33 toneladas utilizem o aeroporto. Anteriormente, apenas aviões de pequeno porte -10 toneladas – podiam usar o equipamento

.

Além do terminal de passageiro, o Aeroporto de Serra Talhada será contemplado com novos pátio de estacionamento de aeronaves, serviço de proteção de incêndio e equipamentos de inspeção de embarque.

“O Santa Magalhães vai atender diversos municípios sertanejos, integrando a região com o Brasil e o mundo. Além disso, vai desempenhar um papel fundamental para alavancar o desenvolvimento do Sertão do Pajéu”, destacou Sebastião Oliveira.

 

 

Eletropetromotos: Clientes lesados deverão entrar na justiça, orienta advogado.

 

Dúvidas de que empresa honre compromissos do chamado consórcio com contemplação premiada apos “suspensão temporária” foi levantada por clientes no Debate das Dez
O Debate das Dez da Rádio Pajeú de hoje tratou da polêmica envolvendo a suspensão temporária das atividades da Eletropetromotos, após a carta da empresa, anunciando a reestruturação “do modelo de negócio” sob alegação de que “precisa ajusta-lo às novas exigências da legislação”.
A empresa trabalhava com o sistema de venda contemplada, em que o cliente do consórcio, quando sorteado, recebia a moto e não pagava mais parcelas. Para manter o equilíbrio do processo, era necessário substituir o contemplado por um novo cliente. Recentemente, aumentaram as queixas de contemplados que não haviam recebido os bens de toda a região.

No Debate das Dez desta segunda-feira (28) o representante da empresa em Afogados da Ingazeira, Gilberto Silva, o Guarda falou sobre o anuncio e das consequências para quem vinha pagando as prestações ou já havia quitado todas as parcelas e ainda não recebeu o bem acordado em contrato. Também participou o advogado Airton Souza, com orientações para quem eventualmente se sentiu lesado.
Gilberto explicou a história de sua chegada na história e deixou claro que sua participação não tem qualquer percentual de participação na empresa e sim como comissionado por vendas. “Comecei criando meus próprios grupos, trabalhando de forma independente. Só me reportava ao José Ildo”, disse Gilberto, referindo-se a José Ildo da Silva, dono da empresa.
Ele disse que não percebeu que os negócios não andavam bem. “Eu não consegui enxergar a situação do que vinha acontecendo, porque até então eu via crescimento, eu levei a empresa ao patamar de 39 grupos”, disse Gilberto.

 

 

PETROLINA – GRANDE CAMINHADA QUE REIVINDICA A REVITALIZAÇÃO DO VELHO CHICO E INTERLIGAÇÃO DO RIO TOCANTINS AO SÃO FRANCISCO ACONTECE NESTE SÁBADO

 

 

 

A Grande Loja Maçônica do Estado de Pernambuco, as Lojas Maçônicas de Petrolina e Juazeiro, Rotary Clube Petrolina Norte e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina promovem, no próximo sábado (02/09), em Petrolina (PE), uma Grande Caminhada pela revitalização do Velho Chico. A ideia do movimento é pressionar o Governo Federal a iniciar, com urgência, os estudos ambientais para promover a interligação entre as bacias dos rios Tocantins e São Francisco.
 
A concentração terá início às 8h na Praça do Galo, centro da cidade, com todos os participantes vestidos de branco. A partir deste ponto, o grupo percorrerá as principais ruas do entorno até a Orla, onde darão um abraço simbólico no Velho Chico. Segundo o Grão Mestre de Pernambuco, Janduhy Fernandes, a iniciativa – assim como a própria Maçonaria – está acima de posicionamentos político-partidários.
“Hoje vemos as condições do Rio, que está enfrentando uma iminente catástrofe. Historiadores já apontaram que o São Francisco nunca chegou a uma vazão tão baixa. E temos essa solução próxima: o caudaloso Rio Tocantins, que tem cheia de 8 meses ao ano e está próximo à bacia Amazônica. Seria um tipo de “transfusão” para que escapasse um rio que se encontra moribundo. Então tivemos a ideia de congregar instituições e pessoas que buscam o bem-estar da comunidade e criar um movimento ordeiro, para lembrar às autoridades da responsabilidade que temos com o Vale do São Francisco”, destacou Fernandes.
 
O diretor-presidente da CDL Petrolina, Manoel Vilmar, destaca a necessidade de união de todos da região. “Os lojistas também estão mobilizados em prol da revitalização do Rio São Francisco. O Velho Chico está secando e precisamos urgentemente nos unir para resolver o problema, salvando o rio. As ações precisam começar imediatamente. Petrolina está unida neste movimento, e desejo que isso aconteça em todas as cidades ribeirinhas banhadas pelo São Francisco”, complementou.
Já o Coronel Carlos Pereira, presidente do Rotary Clube Petrolina Norte, lembra que inviabilizar a distribuição de água trará consequências desastrosas para nossa região. “Sem a agricultura irrigada, o desemprego em massa terá impacto não só na nossa economia, mas também no social. Educação, saúde, segurança pública, todos estão sob risco. Nosso objetivo é chamar atenção do executivo nacional, do Congresso, pela liberação dos recursos para revitalizar o Rio São Francisco – passando pela interligação das bacias”, destacou.
 
O projeto
 
A interligação a bacia do Rio Tocantins ao Rio São Francisco é uma idealização do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE). Criado há mais de 20 anos e já aprovado pelo Ministério da Integração Nacional, o Projeto de Lei n° 4.797/90, transformado no PL nº 6.569/13, visa a compensar o suprimento hídrico do manancial, melhorar o volume de água no Lago do Sobradinho, aumentar a disponibilidade aquática no semiárido e gerar energia a partir da queda d’água na divisa de Tocantins com a Bahia.

Deixe uma resposta

Cidades Acessando Blog

Panificadora Samuel
Escola Monteiro Lobato
 

CLICK AQUI E CONFIRA AS FOTOS!

Educação Infantil,

Ensino Fundamental e Médio

(87) 3838.1481 (87) 3838.2246

Siteemonteirolobato.com.br

Dr. Jamildo Carvalho
Desfile Cívico Escola M.L

AABB

Bloco a Onda 2017

Galeria de Fotos!