José-Maria-Pires

PB Hoje

O arcebispo emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires, 98 anos, morreu na noite desse domingo (27) após passar mal em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. O sacerdote vinha enfrentado problemas de saúde desde que foi acometido por um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Dom José morre no dia em que Dom Helder Câmara morreu há 18 anos. Os dois eram muito ligados.

Amigos ligados ao arcebispo disseram que ele tinha viagem marcada para João Pessoa onde participaria de um evento religioso, mas a viagem foi cancelada depois que o médico que o acompanhava o proibiu devido a fragilidade do quadro de saúde.

O corpo de Dom José Maria Pires vai ser velado e enterrado nesta segunda-feira (28), em Belo Horizonte. Até a publicação dessa reportagem ainda não tinha sido divulgada causa da morte do religioso.

História

Nascido em Conceição do Mato Dentro aos 15 de março de 1919, foi o terceiro bispo de Araçuaí e o quarto arcebispo da Paraíba. É o bispo mais antigo em ordenação episcopal do Brasil.

Dom José nasceu no distrito de Córregos e aos onze anos entrou para o seminário, ordenando-se padre aos 22, em Diamantina, Minas Gerais. Sua ordenação a bispo veio em 1957, e a arcebispo, em 1966. Foi ordenado arcebispo na Igreja de Nossa Senhora do Rosário (foto). A celebração de posse acolheu caravanas de todas as regiões do Estado.

Foi bispo de Araçuaí, membro da Comissão Central da CNBB, presidente da Comissão Episcopal Regional do Nordeste. Renunciou em 29 de novembro de 1995.

Por meio de seu trabalho, sempre pautado numa inestimável atuação na época da ditadura militar, na qualidade de arcebispo, quando desenvolveu uma atuação pautada na conjunção da atividade religiosa com a defesa dos direitos humanos, fez da religião um meio para educar com vistas à mudança social.

Seu pastoreio na Arquidiocese foi fecundo sob vários aspectos, particularmente do ponto de vista da assistência social e da luta pelos direitos dos mais necessitados.

Dom José Maria Pires tinha como lema “Scientiam Salutis” (A ciência da Salvação). Tomou posse como Arcebispo da Paraíba em 27/03/1966 e renunciou em 29/11/1995. Atualmente, Dom José Maria Pires mora em Belo Horizonte (MG).

 

STF arquiva inquérito contra Gleisi Hoffmann

 

alt

 

Celso de Melo atendeu pedido do PGR  Rodrigo Janot ‘o homem das flechas podres’ e arquivou o caso por falta de indícios mínimos de envolvimento dela com as suspeitas

Estadão / Foto: reprodução

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, arquivou um inquérito contra a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), aberto no fim do ano passado para apurar suspeita de crime eleitoral. O ministro atendeu pedido da Procuradoria Geral da República e arquivou o caso por falta de indícios mínimos de envolvimento dela com as suspeitas.

A suspeita era de envio irregular de mensagens a eleitores, via SMS, no dia da eleição para governador do Paraná em 2014 para pedir votos.

 

Mas, para a Procuradoria, “não há nenhum elemento que indique tenha ela participado ou tido conhecimento do envio de mensagens aos eleitores, por SMS, no dia do pleito”.

“As diligências realizadas até o momento não evidenciaram envolvimento dela no episódio. Das circunstâncias do fato, ademais, não é possível extrair que necessariamente tenha ocorrido com a participação e/ou ciência da candidata, especialmente considerando tratar-se de campanha de grande vulto, para o cargo de governador do estado do Paraná”, afirmou o documento.

O ministro entendeu que para o caso prosseguir no Supremo deveria ter indícios da participação do político com foro privilegiado e não apenas menção ao nome. Em razão disso, Celso de Mello atendeu pedido da Procuradoria e remeteu o inquérito para prosseguimento da investigação sobre as pessoas sem foro por parte do juiz eleitoral da 150ª Zona Eleitoral de Santa Fé.

No Supremo, Gleisi Hoffman é alvo de uma ação penal na Operação Lava Jato, de um inquérito aberto a partir das delações premiadas da Odebrecht e outro inquérito sobre suspeitas de fraude no Ministério do Planejamento.

 

 

Agricultor morre após ataque de abelhas no sertão da PB

 

Um homem de 43 anos morreu após ser atacado por um enxame de abelhas no domingo (27) no sítio Caatinga, zona rural de São José de Lagoa Tapada, no Sertão paraibano. A vítima foi o agricultor José Batista Firmino, que chegou a ser socorrido e levado para a maternidade do município, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

De acordo com a Polícia Militar de Sousa, que é responsável pela cobertura da área de São José de Lagoa Tapada, o agricultor estava tentando tirar o mel do enxame de abelhas, quando foi atacado. A suspeita é que a vítima também tenha sido acometida por um infarto durante o ataque.

O agricultor chegou a ser levado para a maternidade do município, onde recebeu atendimento médico, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. A Polícia Militar foi acionada por um vigilante do local para conter familiares da vítima que estavam exaltados na unidade de saúde.

O corpo do agricultor passará por exames para detectar a causa da morte e comprovar se o homem teve ou não uma parada cardíaca durante o ataque das abelhas. O resultado do laudo da morte pode demorar até 30 dias para ser concluído.

 

 

Tristeza: Choque elétrico mata o carnaibano Valdo de Deta na zona rural de Carnaíba

 

 
Morreu às 15h00 desta segunda feira, o agricultor José Edvaldo da Silva, conhecido como Valdo de Edy Cabral, aos 50 anos vitima supostamente de um choque elétrico enquanto trabalhava em seu sitio, na comunidade rural da Furna Dágua, zona rural de Carnaíba.
 
O corpo foi levado por populares para o Hospital Municipal Dr. José de Souza Dantas Filho, em Carnaíba e posteriormente encaminhado ao Instituto Médico Legal – I.M.L. de Caruaru á pedido da Policia Civil que investiga a verdadeira causa da morte de Valdo.
 
Valdo era um dos filhos mais velhos de Mauro e Deta e residia no Bairro Vila Central, em Carnaíba, casado com a comerciante Edy Cabral.
 
O caso abalou os carnaibanos por se tratar de uma pessoa muito popular, carismático e muito querido. Uma perca lamentável!
Cauê

Deixe uma resposta

Cidades Acessando Blog

Panificadora Samuel
Escola Monteiro Lobato
 

CLICK AQUI E CONFIRA AS FOTOS!

Educação Infantil,

Ensino Fundamental e Médio

(87) 3838.1481 (87) 3838.2246

Siteemonteirolobato.com.br

Dr. Jamildo Carvalho
Desfile Cívico Escola M.L

AABB

Bloco a Onda 2017

Galeria de Fotos!