Fim da Seca 2017 chegará com muita chuva, principalmente em janeiro, fevereiro e março, preveem meteorologistas
 
As previsões da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) apontam que haverá uma melhora significativa nos índices de chuva para o primeiro trimestre de 2017.
Muito embora janeiro já traga um volume superior de água, é no final de fevereiro e começo de março que a pluviosidade deve alcançar valores verdadeiramente positivos. A expectativa é de que chova entre300 e 400 mm na área litorânea e entre 500 e 600 mm no semiárido.
As previsões da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) apontam que haverá uma melhora significativa nos índices de chuva para o primeiro trimestre de 2017
 
 
Esta é uma excelente notícia quando se leva em consideração que o ano de 2016 foi aquele em que registrou-se uma das maiores secas em pelo menos dez anos, principalmente no período de julho. Isso aconteceu por conta dos fenômenos conhecidos como El Niño, geralmente responsável por causar seca na região Nordeste do País, e La Niña, que, ao contrário do que se imagina, nem sempre traz chuvas. O primeiro desses fenômenos foi identificado como o mais forte do século.Segundo o meteorologista da Aesa, Flaviano Fernandes, como o Oceano Atlântico Sul vem sofrendo um processo de aquecimento e o Atlântico Norte resfriando-se, é esperado que hajam chuvas próximas da normalidade. “Ou seja, as chuvas podem ficar dentro da climatologia da região, tanto do Semiárido, quanto no Litoral”, afirma. Ele explica que as chuvas dessas regiões são naturalmente mal distribuídas e que, em algumas áreas, pode haver uma maior intensidade de água.
 
 
Em comparação ao ano passado, Fernandes esclarece que as chuvas devem ser bem características, igualando-se, mas com uma diferença importante: “O mês de janeiro deve ser mais seco que o do ano passado”, explica, acrescentando que a sensação térmica para este primeiro trimestre também deve ser alta. Quanto ao resto do ano, o meteorologista pontua que a partir de abril as chuvas serão mais intensas, trazendo benefícios para os setores da agricultura e da pecuária.”Discussão ?” As informações de perspectiva climática para 2017 foram divulgadas em uma reunião realizada na Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), na última terça-feira (20). 
O encontro também contou com a presença de representantes dos produtores agropecuários e dos trabalhadores da agricultura, além do presidente da associação, Murilo Paraíso.
 
 
“Estamos todos preocupados com a crise hídrica e a Aesa trouxe aqui um representante falando sobre as perspectivas de chuva, animando o pessoal”, disse o responsável pela Asplan ?” A União ? Matéria de Lucas Campos.Portal Carlos Magno

 

 

POSSE DO PREFEITO ELEITO DE CARNAÍBA ANCHIETA PATRIOTA SERÁ DIA 1º

 

mocinha-600x337

Acontecerá no próximo domingo, 1º de janeiro, a posse do Prefeito eleito de Carnaíba: Anchieta Patriota, vice: Júnior de Mocinha e dos vereadores: Nêudo da Itã, Victor Patriota, Alex Mendes, Antônio Venâncio, Antônio Chico, Anchieta Crente, Irmão Adilson, Preguinho, Cícero Batista, Bandega e Gleybson Martins.

A posse está marcada para as 09:30h da manhã na Quadra de Esportes. Anchieta Patriota declarou que pretende colocar em prática as propostas de campanha que vão beneficiar e melhorar a vida do povo carnaibano.

 

Prefeito Djalma Alves convida população para solenidade de posse

 
 
A população de Solidão, no interior de Pernambuco, está convidada para participar da solenidade de posse do prefeito Djalma Alves, do vice Zé Nogueira e dos vereadores eleitos nas eleições do dia 2 de outubro de 2016.
 
A solenidade está marcada para ser realizada neste domingo (01/01/2017) no prédio da Câmara Municipal de Solidão, a partir das 18h. Djalma Alves comandará a prefeitura municipal no quadriênio 2017/2020

 

 

 

Comandante do 23º BPM se despede da tropa

 

 

Resultado de imagem para cel souza pesqueira

Durante a Parada Geral realizada na manhã desta quarta-feira (28), na cidade de Afogados da Ingazeira, o comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel, Fábio César de Souza Lins aproveitou a oportunidade para fazer uma prestação de contas da sua gestão e se despedir da tropa.

Ele agradeceu o apoio que recebeu dos oficiais e praças do quartel e lamentou o pouco tempo que passou a frente do 23º BBM. A Parada contou com a presença do Coronel PM Ailton Teles Comandante da Diretoria Integrada do Interior (Dinter II).

Deu no blog: do Finfa:

 

SOCORRO MARTINS DEVERÁ SER A ESCOLHIDA 

 

Vereador Augusto Martins e sua esposa Socorro Martins

Vereador Augusto Martins e sua esposa Socorro Martins

Uma fonte informou a este blogueiro agora a pouco, que a Secretária de Assistência Social de Afogados da Ingazeira, Joana Darck já esta se despedindo dos funcionários.

Segundo a fonte, se despedindo de um deles Joana deixou escapar que a nova secretária de Assistência Social já esta escolhida, será Socorro Martins, esposa do vereador Augusto Martins. É aguardar para ver!

 

Vereador emite nota:

VEREADOR AUGUSTO MARTINS NÃO CONFIRMA A INFORMAÇÃO

 

augusto

Caro Júnior Finfa,

A fonte que lhe passou essa informação deve ter sido com o propósito de queimação, tendo em vista que não houve nenhuma conversa minha com o Prefeito José Patriota para fazer esse pedido, até porque ocupar um cargo de Secretário é função que cabe ao gestor escolher de forma livre a sua equipe, ninguém se escala e eu nunca me escalei para nenhum cargo nem escalei minha esposa ,portanto não é do meu perfil tal procedimento, quero desmentir quem de forma maliciosa passou ou confirmou essa informação. Caso o Prefeito lhe convide para alguma função será baseado em sua própria decisão, confiança e crença na capacidade profissional de minha esposa.

 

PATRIOTA DIZ QUE MANTÉM EQUIPE E NÃO TEM PRESSA POR MUDANÇA.

 

patrrr

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB) foi o convidado do último Debate das Dez do programa Manhã Total, das Rádio Pajeú. O gestor falou de dificuldades no debate municipalista, argumentando que há muita distribuição do bolo tributário. “Muitas vezes há dificuldades porque para executar um programa são várias fontes de financiamento para construção, custeio, gestão”.

Fazendo uma análise mais global, afirmou que a gestão conseguiu executar várias ações que estavam programadas. Dentre elas, destacou a universalização da água, manutenção de estradas, saneamento e calçamento.

Também falou da entrega das casas do Bairro Laura Ramos, da Upa especialidades, redução da mortalidade infantil. Destacou o Centro de Reabilitação. “Será R$ 1,5 milhão em equipamentos. Até junho colocamos pra funcionar”. O Centro receberá o nome de Eduardo Campos e o gestor pretende ter na entrega trazer Renata Campos e o filho Miguel.

Patriota antecipou que 100% do dinheiro da iluminação do Vianão foi liberado e agradeceu à intervenção de Raul Henry junto ao Ministério dos esportes. Serão R$ 590 mil. A empresa licitada executará o projeto com placas de LED em dois a três meses.

Quanto a tratamento de resíduos sólidos, afirmou que existem dificuldades enfrentadas. “Criaram lei obrigando e não deram condições. Continua sendo um desafio”. O gestor diz que está em dúvida se implementa com aterro sanitário ou usina. “Vamos ter que desapropriar uma área”. A recente experiência anunciada em Serra pode ser estendida após análise.

O gestor falou que analisa a possibilidade de realizar concurso público. “Entendo a ansiedade, mas vamos fazer estudo”. Ele reiterou que atividades meio como gari e vigilante devem ser alvo de contratação. “Atividades fim como professores e profissionais de saúde, poderão ter concurso após análise”.

Em relação ao projeto de requalificação da Rio Branco, o gestor afirmou que houve um problema técnico já sanado. Sobre duplicação dos acessos pela PE 320, alegou que os serviços foram paralisados pelas festas de fim de ano. “Houve instalação do canteiro e início da topografia”.

Sobre a escolha do Secretariado, Patriota afirmou que não anuncia mudanças na equipe até janeiro. “Porque tem que mudar todo mundo ? Pode haver mudança, mas não tem que ser agora. A maioria da equipe é afinada. Ajustes sempre tem. Quero anunciar a reforma administrativa que não pude fazer num primeiro governo”.

Sobre a escolha da Mesa Diretora da Câmara, garantiu não ter predileção por nenhum dos nomes.” Qualquer um deles pode gerir a Câmara. Se demonstram unidade, demonstram mais sabedoria ainda”. Disse que é o próximo Presidente quem terá que tocar a reforma da Lei Orgânica e Regimento.

Patriota disse não ter visto desgaste com o aumento aprovado para prefeito, vice e Secretários. “O povo sabe que eu trabalho. Não considero um desgaste”. Também que está preparado para a ação anunciada pelo PT, que entrou com representação contra o aumento. (Informações Blog do Nill Júnior e Fotos: Cláudio Gomes)

 

 

Deixe uma resposta

Cidades Acessando Blog

Panificadora Samuel
Escola Monteiro Lobato
 

CLICK AQUI E CONFIRA AS FOTOS!

Educação Infantil,

Ensino Fundamental e Médio

(87) 3838.1481 (87) 3838.2246

Siteemonteirolobato.com.br

Dr. Jamildo Carvalho
Desfile Cívico Escola M.L

AABB

Bloco a Onda 2017

Galeria de Fotos!