Dado como morto, homem respira durante preparação para velório
 
Um homem de 68 anos, que foi dado como morto pelo hospital da Zona Norte em Londrina, no norte do Paraná, voltou a respirar enquanto o corpo era preparado para o velório.
 
De acordo com informações do site ‘G1’, a Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), informou que a morte foi declarada pelo hospital às 16h20, e por volta das 19h a preparadora de cadáver notou que o homem estava respirando.
 
O superintendente da Acesf, Ademir Gervásio, revelou que após a família escolher os locais de velório e sepultamento, a servidora que prepara os cadáveres começou a cortar a barba do homem e foi nesse momento que a funcionária percebeu que o abdômen do homem estava mexendo.
 
Ainda segundo a publicação, o homem foi levado ao hospital Santa Casa de Londrina. Nesta sexta-feira (23), o hospital informou que o ‘paciente da Acesf’ está em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva do hospital. Conforme a instituição, o homem está inconsciente, respirando por aparelhos. A Santa Casa informou ainda que o paciente deu entrada por volta das 21h12, de quinta-feira.
 
A família do paciente registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Homicídios contra o hospital da Zona Norte na manhã desta sexta-feira.

 

 

Em PE, ensino médio será ajustado à modalidade integral gradativamente

 

PSS visa contratação de profissionais até dezembro deste ano (Foto: Pedro Ribas/ANPr)

Pernambuco tem ensino integral em 44% das escolas estaduais de ensino médio (Foto: Pedro Ribas/ANPr)

Apesar de ser o primeiro estado a implantar escolas de ensino médio em tempo integral no país, Pernambuco terá que se adequar às determinações da medida provisória (MP) sobre a reforma do ensino médio apresentada na última quinta-feira (22), pelo Governo Federal. Das 761 escolas estaduais que ofertam o ensino médio, cerca de 44% têm ensino integral. A mudança, no entanto, deve acontecer gradativamente, segundo a Secretaria Estadual de Educação.

“Estamos desenhando uma expansão da rede [de ensino integral] em Pernambuco de uma forma muito planejada. Esse processo foi feito ao longo dos últimos dez anos, não foi de uma vez, mas queremos continuar implantando esse tipo de ensino aqui no estado”, explica o secretário estadual de Educação, Frederico Amâncio.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a previsão é de que turmas iniciadas em 2018 já usufruam das mudanças. Até lá, as redes estaduais podem fazer adaptações preliminares, uma vez que o MEC condiciona a implementação de pontos da reforma à conclusão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Segundo o titular da pasta, não há a necessidade de construir novas escolas, mas readequar a estrutura física e pedagógica das instituições de ensino já existentes no estado. “Algumas das escolas já têm uma estrutura muito boa e só precisamos ajustar alguns itens que estão dentro do projeto. Agora entra-se numa etapa mais complexa que diz respeito à BNCC, mas a legislação não vai injetar e sim flexibilizar o ensino”, pontua o secretário.

Para Amâncio, a medida representa, em linhas gerais, os objetivos dos secretários estaduais de Educação do país. “O documento representa a nossa visão e busca avançar e flexibilizar o ensino médio no país. Não só Pernambuco, mas também os outros estados estão alinhados a essa proposta”, afirmou Amâncio. “Não se trata de um ponto ou de outro, mas de linhas gerais. O modelo que existe no Brasil hoje é atrasado em relação ao que acontece no mundo, e por isso vamos construir um avanço com base nessa MP”, frisou.

Secretário Estadual de Educação, Frederico Amâncio (Foto: Reprodução/TV Globo)Fred Amâncio crê que readequação de escolas é o
melhor caminho (Foto: Reprodução/TV Globo)

Convergências e divergências 
Diretor do Instituto Ayrton Senna, o educador Mozart Neves, ex-secretário de Educação de Pernambuco, defende a medida do governo federal e acredita que a possibilidade de direcionar o ensino conforme o interesse dos alunos é um dos pontos positivos. “A reforma era necessária porque o modelo atual [do ensino médio] só existe aqui. Concordo com a definição de uma base comum para os três primeiros semestres do ensino médio e com a escolha dos alunos a partir dos seus interesses”, pontua.

“A escola, no modelo atual, não funciona. Somente nove de 100 alunos aprendem o que se espera de matemática e isso está estagnado desde 1999. Isso tudo fora a evasão escolar, que causa um impacto de R$ 3,7 milhões por ano. Consequentemente, temos um desperdício gigantesco. Uma escola em tempo integral custa 40% a mais, mas funciona. O que o governo federal fez foi ajudar os estados a conseguir esse percentual extra”, afirma o educador.

Por outro lado, o diretor de Assuntos Educacionais do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), o professor Heleno Araújo, critica a MP. “Essa é a imposição de uma formação com uma promessa de uma ocupação técnica de imediato para um emprego que não existe”, diz. Para ele, a proposta atende a um número pequeno de matrículas do ensino médio. “Nós temos 1,7 milhão de pessoas fora da escola e o programa não garante o acesso à educação a todos. Essa é uma política que vai atender uma demanda imediata”, completa.

Ainda de acordo com docente, o índice de evasão é cada vez menor. “Em 2006, o índice de evasão escolar era em torno de 15%, hoje caiu pra 7%. O que nós defendemos é que os sistemas de ensino precisam dar autonomia financeira, administrativa e pedagógica às escolas. Para Araújo, o governo deveria garantir tudo o que prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, aprovada em 1996, o que, segundo ele, não tem sido feito. “Se ela fosse aplicada, estaríamos em outro patamar”, afirma.

 

Marcha para Jesus reúne fiéis para caminhada e shows no Recife

Caminhada da Marcha para Jesus 2016, na Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife (Foto: Reprodução/TV Globo)

Evangélicos de várias igrejas se reúnem, neste sábado (24), na Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, para participar da Marcha para Jesus 2016, evento que acontece há mais de 20 anos na capital pernambucana. Por volta das 15h, a caminhada saiu da Praça de Boa Viagem em direção até o Parque Dona Lindu. Seis trios elétricos animaram o trajeto.

No parque, acontecem os shows de música gospel. Entre as atrações que se apresentam no local até às 21h, estão Renascer Praise, Eli Soares, André Valadão, Marcelo Aguiar, Bruna Karla, Thalles Roberto, Katasbarnea, Marcos Coaste, Daniel Guimarães, Forrozão Som de Adorador e Sandro Nazireu.

Shows de música gospel da Marcha para Jesus 2016 acontecem no Parque Dona Lindu (Foto: Reprodução/TV Globo)
Shows de música gospel da Marcha para Jesus 2016 acontecem no Parque Dona Lindu (Foto: Reprodução/TV Globo)

Por conta do evento, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou um esquema especial de circulação de veículos no bairro de Boa Viagem. Ao todo, 10 ruas que dão acesso à Avenida Boa Viagem foram bloqueadas. Na orla, a interdição foi realizada no trecho entre as ruas Armindo Moura e Barão de Souza Leão.

 

Afogados: Patriota e Sandrinho debateram neste sábado com lideranças urbanas e rurais

Ascom

O candidato à reeleição em Afogados da Ingazeira, José Patriota, reuniu na manhã deste sábado (24), centenas de lideranças comunitárias do campo e da cidade. O encontro se deu no salão de eventos de Olga Cajueiro. O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) também participou da atividade.

O momento foi, na realidade, um reencontro com lideranças que tem, ao longo de toda a gestão, colaborado, participado ativamente, debatendo com Patriota as demandas e ações de governo. “Fizemos diversas reuniões ao longo do nosso governo com a população, colocando-os frente a frente com os Secretários, para ouvirmos as reivindicações por eles demandada”.

O vice-prefeito Alessandro Palmeira destacou que muito do que foi realizado pelo Governo surgiu nos encontros com a sociedade. “As principais demandas, como perfuração de poços, pavimentação de ruas, qualificação da estrutura da atenção básica, foram apresentadas pelas lideranças nas diversas reuniões que tivemos com eles ao longo desses três últimos anos”, destacou Sandrinho.

Durante sua fala, Patriota destacou ações importantes realizadas como a perfuração e recuperação de 257 poços na zona rural, recuperação de mais de dois mil quilômetros de estradas vicinais, pavimentação de 80 ruas e travessas, implantação do projeto saúde itinerante, com três equipes de saúde volantes atendendo na zona rural, instalação de 19 pontos de apoio nas comunidades rurais, construção de duas creches e três escolas, dentre outras ações. “Faz parte da minha trajetória caminhar ao lado do povo. Não é agora que iria ser diferente. É muito bom poder reunir lideranças que tem representatividade em suas comunidades e poder ouvi-las reconhecer o que fizemos em benefício da maioria,” finalizou Patriota. 

Participaram lideranças comunitárias dos Bairros Borges, Brotas, São Francisco, São Sebastião, Padre Pedro Pereira, Costa, São Cristóvão, São Braz, Sobreira, Cohab, Residencial Miguel Arraes, Residencial Laura Ramos, e das comunidades rurais de Carnaubinha, Pau Ferro, São João Novo, São João Velho, Cachoeira do Cancão, Laje do Gato, Alto Vermelho, Maravilha, Santo Antônio I e II, Poço da Volta, Monte Alegre, Vaca Morta, Carapuça, Leitão, Varzinha, Pintada, Umburana, Riacho da Onça, Caiçara, Covoadas, Curral Velho dos Pedro, Curral Velho dos Ramos, Dois Riachos, Lajedo, Portázio e Três Umbuzeiros.

TABIRA: CARAVANA DO AVANÇO VISITOU O BAIRRO DA COHAB

 

seba

Em sua passagem pelo Bairro da Cohab de Tabira, na noite da última sexta-feira (23), a Caravana do Avanço do candidato a reeleição Sebastião Dias (PTB) e seu vice Zé Amaral, com seus candidatos a vereadores e vereadoras, levaram propostas para os moradores daquela localidade.

Nos seus discursos, os candidatos e candidatas da coligação “Para Tabira Seguir Mudando”, fizeram questão de relembrar as obras feitas pela gestão do poeta que trouxeram benefícios para a população tabirense.

Sebastião falou sobre o calçamento realizado em uma das principais vias do bairro e o Posto de Saúde inaugurado recentemente, localizado no limite entre os bairros de Fátima e Cohab, e que atende moradores da região.

 

“Como todos sabem peguei uma cidade destruída, com altas dívidas e tantos outros problemas que é do conhecimento de todos. No nosso próximo governo, vamos oferecer melhores condições de infraestrutura, mais calçamentos, saneamento e expandir ainda mais os postos de saúde.”, garantiu Dias.

Deixe uma resposta

Cidades Acessando Blog

Panificadora Samuel
Escola Monteiro Lobato
 

CLICK AQUI E CONFIRA AS FOTOS!

Educação Infantil,

Ensino Fundamental e Médio

(87) 3838.1481 (87) 3838.2246

Siteemonteirolobato.com.br

Dr. Jamildo Carvalho
Desfile Cívico Escola M.L

AABB

Bloco a Onda 2017

Galeria de Fotos!