O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira a abertura de inquérito contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), e o ex-senador Clésio Andrade. Eles são suspeitos de camuflar dados da CPI dos Correios, que em 2005 investigou o escândalo do mensalão, para impedir que houvesse apuração sobre o valerioduto mineiro. É o segundo inquérito contra Aécio, também investigado por suspeita de envolvimento em um esquema de corrupção em Furnas.
 

 

A atuação do senador tucano e do prefeito do Rio foi relatada pelo ex-líder do governo Delcídio do Amaral (ex-PT-MS), delator da Operação Lava Jato e recentemente cassado pelo Senado. Segundo Delcídio, que presidiu a CPI, Aécio, então governador de Minas Gerais, ficou “incomodado” com a quebra dos sigilos fiscal e bancário do Banco Rural e enviou emissários para convencer o ex-petista a aumentar o prazo para a entrega dos dados pelo banco. O responsável por negociar o adiamento teria sido Eduardo Paes, então deputado federal pelo PSDB e secretário-geral do partido, que acabou convencendo Delcídio, de acordo com o relato do ex-senador, ao argumentar que “não haveria tempo hábil para preparar essas respostas”. Na época, Clésio era vice-governador de Minas.

 

As digitais de Eduardo Cunha em parecer que pode barrar sua cassação

 

 
Embora negue qualquer influência no andamento de seu processo de cassação no Conselho de Ética, as digitais do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), estão cada dia mais evidentes. Menos de 24 horas antes de o colegiado se reunir para votar relatório que pede a perda do mandato do peemedebista, o seu aliado, deputado Arthur Lira (PP-AL), proferiu um parecer estratégico que, na prática, pode acabar livrando Cunha. Mais: o documento, de forma oculta, tem a autoria de um dos principais articuladores da absolvição do presidente afastado.
 

O parecer de Arthur Lira tem como autor o assistente técnico Lucas de Castro Rivas, conforme consta no registro digital do documento assinado pelo deputado do PP. Considerado o conselheiro da conhecida tropa de choque de Cunha no colegiado, Rivas está lotado na liderança do Solidariedade na Câmara, legenda que, presidida por Paulinho Pereira (SP), destaca-se como uma das principais defensoras do mandato do peemedebista. O partido atualmente tem dois membros no conselho – ambos contrários à cassação. Leia mais>>>
 

Comissão do impeachment aprova calendário e julgamento final de Dilma pode ocorrer durante Olimpíada

 
 
A comissão processante do impeachment no Senado aprovou nesta segunda-feira o cronograma de trabalho da nova etapa do processo contra a presidente afastada Dilma Rousseff. Se o plano de trabalho for mantido exatamente como ratificado pelos parlamentares, a votação da pronúncia contra a petista deve ocorrer no dia 2 de agosto no plenário do Senado, enquanto o julgamento definitivo por volta do dia 16 de agosto, ou seja, no meio dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
 
“Exceto os prazos legais, não temos como ter uma determinação matemática das datas. É um cronograma indicativo”, alertou o relator Antonio Anastasia (PSDB-MG) ao afirmar que, a depender do andamento dos trabalhos, as datas ainda podem sofrer alterações.
 

 

Ainda nesta segunda, o presidente da comissão processante do impeachment no Senado, Raimundo Lira (PMDB-PB), recuou e decidiu garantir que a presidente afastada Dilma Rousseff tenha prazo de quinze dias para apresentar suas alegações finais na ação de impedimento que tramita no Congresso. Na última semana, Lira havia tomado a decisão individual de reduzir para cinco dias o prazo para a argumentação final da defesa e da acusação contra a petista e acelerar a conclusão da ação. 

 

Charge do dia – Delações

 

 
 

 

Deixe uma resposta

Cidades Acessando Blog

Panificadora Samuel
Escola Monteiro Lobato
 

CLICK AQUI E CONFIRA AS FOTOS!

Educação Infantil,

Ensino Fundamental e Médio

(87) 3838.1481 (87) 3838.2246

Siteemonteirolobato.com.br

Dr. Jamildo Carvalho
Desfile Cívico Escola M.L

AABB

Bloco a Onda 2017

Galeria de Fotos!