Famílias controlam milhões por ano em municípios pequenos, onde não há atividade econômica que faça frente a esse poder, diz Vanuccio Pimentel, autor de pesquisa da UFPE Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Famílias controlam milhões por ano em municípios pequenos, onde não há atividade econômica que faça frente a esse poder, diz Vanuccio Pimentel, autor de pesquisa da UFPE

Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Pesquisa da UFPE mostra que 42% dos prefeitos do Nordeste têm algum parente no secretariado municipal

Do JC Online

Assumir uma prefeitura e lotear cargos com parentes. Antiga, a prática continua bem em voga no Nordeste brasileiro de hoje. Pelo menos 42% dos atuais prefeitos nordestinos nomeou algum parente como secretário municipal, mostra uma pesquisa do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O levantamento cruzou dados de 1.511 municípios do Nordeste e em 641 deles o gestor municipal havia colocado alguém da família para chefiar as secretarias de Educação, Saúde ou Assistência Social; que lidam com a maior quantidade de repasses federais. Em 15 cidades, as três pastas eram controladas por familiares do prefeito.

Em Pernambuco, pelo menos 37,91% dos prefeitos tinham algum parente na prefeitura. Isso equivale a 69 das 182 prefeituras pesquisadas. “Pernambuco tem um dos menores índices. O maior número vai estar na Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Maranhão. Esse tipo de clã só consegue se organizar porque está em micro e pequenos municípios. A partir do momento em que a cidade aumenta, passar a ter outras demandas e outros atores políticos disputando o poder. Em Pernambuco, 70% dos municípios são de porte médio ou grande”, afirma Vanuccio Pimentel, autor da pesquisa e coordenador do Laboratório de Políticas Públicas Municipais da Faculdade ASCES, de Caruaru.

Os números, porém, podem ser ainda mais expressivos do que os mostrados na tese. O levantamento se restringe às pastas da Educação, Saúde e Assistência Social porque nas três áreas existem conselhos ou entidades nacionais que catalogam os nomes dos secretários municipais. Outras secretarias também podem estar ocupadas por parentes dos prefeitos nas cidades. Os dados utilizados no trabalho são de 2013, primeiro ano dos atuais mandatos municipais.

Em um levantamento similar, a pesquisa sobre perfil dos municípios brasileiros feita pelo IBGE em 2013 aponta que existem 1305 primeiras-damas ocupando o posto de secretárias de Assistência Social no Brasil. Dessas, 459 estão no Nordeste e 34 em Pernambuco.

O objetivo da pesquisa pernambucana era tentar definir o conceito de clã político: uma parentela que ocupa nacos do poder para se perpetuar no comando de municípios. Ao JC, Vanuccio alegou questão de ética na pesquisa para não divulgar o nome dos 69 prefeitos pernambucanos que teriam nomeados os próprios parentes.

Hoje, a legislação impede que parentes de até terceiro grau do atual mandatário possa concorrer nas eleições seguintes (primos são permitidos) e proíbe os prefeitos de nomearem parentes para cargos comissionados que não sejam classificados como funções políticas, como são as secretarias.

Apesar disso, Vanuccio não vê perspectiva de que esses clãs deixem de existir em um futuro próximo. “No final, uma família dessa, num município pobre, controla milhões por ano. E não existe atividade econômica na cidade que faça frente a esse poder”, diz.

CLÃS POLÍTICOS

PERNAMBUCO:

37,91% dos prefeitos têm parentes na administração municipal (ou 69 das 182 prefeituras)

56 têm parente em 1 secretaria

12 têm parentes em 2 secretarias

1 tem parentes nas 3 secretarias

NORDESTE:

42,42% dos prefeitos tem parentes na administração municipal (ou 641 de 1511 prefeituras)

476 têm parente em 1 secretaria

150 têm parentes em 2 secretarias

 

15 têm parentes nas 3 secretarias

http://portalfies.com.br/wp-content/uploads/2014/12/fies-sis.jpg

Começam nesta terça-feira (26) as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre deste ano. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no site do Fies, até o dia 29.

O Fies financia cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva. O Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou o número de financiamentos disponíveis para esta edição.

Pode se inscrever no processo seletivo do Fies o estudante que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, e obtido pelo menos 450 pontos na média das provas. O candidato não pode ter tirado 0 na redação do Enem. Além disso, precisa ter renda familiar mensal bruta per capitade até 2,5 salários mínimos (R$ 2.200).

O interessado em obter o financiamento poderá se inscrever em um único curso e turno entre aqueles com vagas ofertadas. Durante o período de inscrição, ele poderá alterar sua opção de vaga, bem como fazer o cancelamento. Os estudantes serão classificados de acordo com as notas no Enem na edição em que tiver obtido a maior média.

Lista de espera

O processo seletivo do Fies referente ao primeiro semestre de 2016 terá chamada única e lista de espera. Os estudantes que não forem pré-selecionados na chamada única serão incluídos na lista de espera para o preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. O resultado da pré-seleção na chamada única e a lista de espera serão divulgados no dia 1º de fevereiro.

Comentarista de TV vence eleição para presidente de Portugal no 1º turno

 

Marcelo Rebelo de Sousa pode ser eleito no primeiro turno (Foto: AP Photo/Paulo Duarte)

O conservador Marcelo Rebelo de Sousa, de 67 anos, foi eleito presidente de Portugal no primeiro turno, neste domingo (24), de acordo com resultados oficiais após a apuração de mais de 95% das urnas. “Eu serei a partir de agora o presidente de todos os portugueses e portuguesas”, disse Rebelo de Sousa em discurso de vitória.

Esse professor de Direito Constitucional e famoso comentarista de televisão teve pelo menos 52,1% dos votos, uma ampla vantagem em relação a seu oponente mais próximo, o independente de esquerda António Sampaio da Novoa, com 22,74%.

Marisa Matias, a candidata do Bloco de Esquerda, próximo ao grego Syriza e ao espanhol Podemos, surpreendeu ao aparecer em terceiro, com 10% dos votos, à frente da ex-ministra socialista Maria de Belém Roseira (4,27%) e do candidato comunista Edgar Silva (3,87%). No total, disputaram 10 candidatos, um número recorde para eleições presidenciais em Portugal.

Rebelo de Sousa, que tem grande popularidade além da esfera política graças a sua carreira de comentarista na televisão, realizou uma campanha personalista, sem cartazes, ou panfletos, privilegiando o contato direto com os eleitores. Para o cientista político José Antonio Passos Palmeira, ele “é um candidato de consenso com um discurso moderado, que capta votos entre a direita e a esquerda”.

A abstenção recuou ligeiramente, chegando a 52,1%, um pouco abaixo do recorde de 53,48% registrado na última eleição à presidência, em 2011. Quase 9,7 milhões de portugueses eram esperados nas urnas neste domingo.

Papel de árbitro
Marcelo Rebelo de Sousa tem o apoio oficial dos dois partidos de direita, PSD e CDS, mas se distanciou de ambos, associados às impopulares políticas de austeridade da legislatura anterior.

“Não serei o presidente de nenhum partido”, prometeu, declarando que deseja ser “um árbitro acima das confusões”. Rebelo de Sousa é bastante diferente do atual presidente, Aníbal Cavaco Silva, que, aos 76 anos, chega ao fim do segundo mandato consecutivo.

PE-329, que liga Quixaba ao distrito de Lagoa da Cruz tem licitação concluída

 

http://blogdoitamar.com.br/wp-content/uploads/2015/10/DSC00125.jpg

A Secretaria Estadual de Transportes, irá concluir 9 quilômetros da PE-329, no trecho que liga Quixaba, no Sertão pernambucano ao distrito de Lagoa da Cruz, no mesmo município, até a divisa com o estado da Paraíba. A obra, que teve seu processo licitatório concluído na última sexta-feira (22), receberá investimentos na ordem de R$ 5,2 milhões.

Esta é uma antiga reivindicação do prefeito José Pereira Nunes (Zé Pretinho), já que facilitará o acesso à Escola Estadual Tomé Francisco da Silva. A unidade de ensino que conquistou o Prêmio de Gestão Escolar, em 2012, e consagrou-se como Escola Referência Brasil – Gestão Escolar. Na ocasião, mais de nove mil escolas de todo o País concorreram à premiação. Até o final do próximo mês será assinada a Ordem de Serviço.

“Com isso, o Governo do Estado resolve a questão da mobilidade naquela área, contemplando o esforço dos alunos que enfrentavam dificuldades para chegar ao local de estudo”, destacou o secretário de Transportes, Sebastião Oliveira. Com informações de Cauê Rodrigues.

PT quer lançar candidatos próprios em 20 capitais

 

http://jornalggn.com.br/sites/default/files/admin/haddad.jpeg

Diante da pior crise de sua história e da deflagração do processo de impeachment de Dilma Rousseff, o PT articula uma série de candidaturas próprias a prefeitos de capitais, em alguns casos com nomes pouco conhecidos, com mote da defesa do partido. Há pré-candidatos lançados em ao menos 20 das 26 capitais. Mas as maiores chances devem se concentrar em São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio Branco, Goiânia e Natal.

Já o PSDB, de olho na alta rejeição do PT, já articula coligações com aliados tradicionais dos petistas, como o PMDB, hoje rachado entre aliados e oposicionistas no plano federal, e o PSB, este último rompido com o PT desde 2013. O PT deve se unir ao PMDB apenas no Rio de Janeiro. Já o PSB deve ter o apoio dos petistas apenas em João Pessoa. Para marcar posição, o PT estuda lançar nomes menos conhecidos em cidades como Vitória e Florianópolis.

Na capital paranaense, onde tem histórica dificuldade, o partido já rompeu com o prefeito Gustavo Fruet (PDT) e deve lançar o deputado estadual Tadeu Veneri ao cargo. Vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves (PT) diz que o principal estímulo para uma candidatura própria na cidade é fazer uma “defesa insistente” do partido e do governo federal, sem a qual a sigla pode se retrair. “A comunicação direta com o grande público é a televisão, é o espaço de campanha política mesmo”, afirma Gonçalves.

Além de Fernando Haddad, em São Paulo, que atingiu 12% no último Datafolha, o partido também vai tentar reeleger o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre. O vice-presidente nacional do PT Alberto Cantalice afirma que a ideia é usar a campanha para abordar o “legado” petista no governo federal e mostrar nas disputas locais programas como o Mais Médicos e o Minha Casa Minha Vida.

Mas lembra de que a direção nacional ainda não discutiu o “mapa eleitoral” nem as coligações para a campanha deste ano. “Vamos ter candidatos no maior número possível de cidades, principalmente nas com mais de 200 mil eleitores e naquelas com repetidora de televisão”, diz.

Pelo Nordeste, principal base eleitoral petista, as chances de vitória reduzidas podem estimular o partido a buscar alianças com velhos parceiros como PDT e PCdoB. O PDT pode receber o apoio petista em São Luís, o que significará rompimento do PT com o PMDB da família Sarney, que terá nome próprio. As candidaturas próprias também podem resultar no fim das alianças com Renan Calheiros e Jader Barbalho feitas nas últimas eleições. Em Maceió, peemedebistas devem apoiar o prefeito Rui Palmeira (PSDB). Em Belém, PMDB e PT também se opor.

De olho em 2018, PMDB e PSDB buscam mais cidades e isolar petistas

 

Antonio Anastasia (PSDB), cotado para a Prefeitura de BH

Possíveis adversários do PT na disputa presidencial em 2018, PMDB e PSDB buscam estratégias para ganhar espaço nas grandes cidades e isolar os petistas nas principais capitais do país neste ano. Os tucanos já têm pré-candidatos em pelo menos 19 capitais enquanto os peemedebistas já se articulam em 14. No caso do PMDB, ganhar espaço nas capitais é a principal estratégia para se fortalecer para a campanha presidencial. Hoje, o partido detém apenas as prefeituras de Rio de Janeiro e Boa Vista, é o que trás a Folha de São Paulo nesta segunda-feira.

Presidente da Fundação Ulysses Guimarães, centro de estudos do PMDB, e um dos peemedebistas mais próximos ao vice-presidente Michel Temer, Moreira Franco diz que o foco é ganhar musculatura nas grandes cidades. Por isso, o partido terá candidato em São Paulo, Rio e Porto Alegre. “O PMDB é o maior partido do Brasil, com o maior número de prefeitos, mas sua força ainda está concentrada nas pequenas cidades”, diz.

O PSDB, por sua vez, vai apostar em candidatos próprios e apoio a outros partidos, como o PSB. “Não será diferente do que se segue no plano nacional, sob pena de a opinião pública não reconhecer o partido”, diz o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP). Além de disputar a reeleição na quatro capitais que comanda, os tucanos têm pré-candidatos em outras 15 capitais, incluindo o lançamento de nomes novos em Natal, Campo Grande e Cuiabá. Também vai apostar as fichas para retomar a prefeitura de São Paulo e Belo Horizonte.

Uma vitória tucana nestas duas capitais será crucial no duelo interno entre o senador mineiro Aécio Neves e o governador tucano Geraldo Alckmin pela indicação do partido para as eleições presidenciais de 2018. Mesmo com estratégias próprias, tucanos e peemedebistas já ensaiam alianças em algumas capitais.

É o caso de Maceió, onde o governador Renan Filho (PMDB) cogita apoiar a reeleição do prefeito Rui Palmeira (PSDB), unindo os dois grupos que polarizaram a política alagoana. Em João Pessoa, os tucanos podem apoiar a candidatura do deputado federal Manoel Júnior (PMDB). Mas os peemedebistas ainda não descartam aliança com o tucano Ruy Carneiro.

Governo de PE abre seleção pública com 81 vagas de nível médio e superior, vagas para o Pajeú e Moxotó

 

 

As Secretarias Estaduais de Educação e Administração de Pernambuco abriram seleção para a contratação de 81 profissionais de níveis médio e superior, para fazerem parte das Escolas Técnicas Estaduais (ETE) e atuarem no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).
 
Os aprovados ficarão lotados nos municípios de Recife, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Jaboatão, São Lourenço, Carpina, Goiana, Paudalho, Timbaúba, Bonito, Bezerros, Escada, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe, Palmares, Belo Jardim, Lajedo, São Bento do Una, São José do Belmonte, São José do Egito, Carnaíba, Serra Talhada, Araripina, Arcoverde, Buíque, Limoeiro, Surubim, Sertânia.
 
As vagas são distribuídas para os cargos de professor da Educação Profissional (48 vagas), Assistente Pedagógico (01 vaga), Assistente Administrativo (01 vaga), Assistente de Tecnologia da Informação (01 vaga), Assistente de nível médio (19 vagas), Assistente Jurídico (01 vaga) e Coordenador de Polo (10 vagas). Os salários variam de de R$ 728,00 até 2.932,96 a depender da carga horária e função.
 
As inscrições devem ser feitas até o dia 02 de fevereiro no site da Secretaria de Educação. Confira todas as informações e o edital completo no linkwww.selecao.educacao.pe.gov.br/pronatec/ para mais informações.
 

Homem é assassinado em Quixaba-PE 

 
Por volta das 18h, a guarnição ordinária foi acionada pela Central de Operações do 23º BPM informando que no Hospital da cidade de Carnaíba as vítimas tinham dado entrada naquela unidade médica apresentando perfurações de faca, que a vítima E. B. de M., 48 anos, não resistiu e veio a óbito. O policiamento fez deslocamento até o Sítio Borborema, Zona Rural de Quixaba, onde uma testemunha informou que os envolvidos estavam juntos ingerindo bebida alcoólica num Bar daquela localidade, quando ocorrera um desentendimento e que durante a discussão um homem desconhecido desferiu um golpe de faca peixeira na região do abdômen da vítima E. B. de M.; que em seguida o homem não identificado ainda tentou contra a vida da vítima A. E. de M., 19 anos, com um golpe de faca peixeira na região lateral do tórax, porém o atingiu de raspão; que após a prática do crime o mesmo evadiu-se do local e C. R. de S., 43 anos, passou a agredir a vítima E. B. de M., já caído ao chão, com pontapés e pulando nas costas do mesmo. Foram realizadas diligências sendo localizado o imputado-1, no entanto acusado de praticar o homicídio não foi localizado. A ocorrência foi passada à disposição da Delegacia de plantão de Afogados da Ingazeira-PE, para as providências julgadas cabíveis
 Tabira: A GT de Tabira foi solicitada pela vítima, informando que C. S. da S., 48 anos, após ingerir bebida alcoólica ficou agressivo com ela, que no momento correu para a casa do vizinho, tendo o imputado ameaçado agredir a vítima. O acusado apresentava visíveis sinais de embriaguez e as partes foram encaminhadas a DP local para as medidas cabíveis, porém na delegacia a vítima não quis formalizar a representação contra o imputado.
Flores: Policiais militares da GT de Flores durante rondas no centro da cidade foram solicitados pela vítima informando que E. de F. G., 22 anos, que é seu filho, estava embriagado e ameaçando-o com uma faca. Que a vítima entrou em luta corporal com o seu filho e conseguiu tomar a referida faca. Ante o exposto, a ocorrência foi encaminhada a delegacia de polícia de Serra Talhada, onde foi confeccionado um TCO em desfavor do jovem.
 
 Serra Talhada: Policiais militares da PB do Centro do 14º BPM foram solicitados pela vítima para se deslocaram até o bairro Tancredo Neves, pois a mesma alegou que após uma discussão com D. L. M. da S., 31 anos, que é seu companheiro, foi espancada pelo mesmo, como também ameaçada de morte com um facão. Ante o fato constatado, as partes juntamente com o material foram encaminhadas a delegacia de polícia local para posteriores providências cabíveis.
 
 Brejinho: Durante as festividades no município de Brejinho, N. S. da S., 20 anos, fora abordado por apresentar atitude suspeita diante do policiamento, sendo encontrada na cintura do mesmo uma faca peixeira. Diante do fato, o mesmo juntamente com a arma branca foi apresentado à delegacia de polícia local para serem tomadas as medidas cabíveis.
 
Briga durante festa em Brejinho: Durante as festividades que aconteciam na cidade de Brejinho, o policiamento foi acionado por estar havendo uma agressão generalizada (Vias de Fato) no local dos festejos. O efetivo policial fez deslocamento e conteve os envolvidos, os quais foram apresentados à DP local para serem tomadas as medidas cabíveis

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Cidades Acessando Blog

Panificadora Samuel
Escola Monteiro Lobato
 

CLICK AQUI E CONFIRA AS FOTOS!

Educação Infantil,

Ensino Fundamental e Médio

(87) 3838.1481 (87) 3838.2246

Siteemonteirolobato.com.br

Dr. Jamildo Carvalho
Desfile Cívico Escola M.L

AABB

Bloco a Onda 2017

Galeria de Fotos!