Estado ultrapassou 3,8 mil homicídios em 2015.  Número é o maior dos últimos cinco anos. Foto: Simpol

Com o pior desempenho dos últimos cinco anos, o programa Pacto pela Vida deve passar por ajustes já no primeiro trimestre deste ano. Mas antes que novas ações sejam lançadas, a Secretaria de Defesa Social (SDS) deve anunciar novas mudanças entre os profissionais à frente da segurança pública do Estado. Haverá a troca de alguns comandantes de batalhões da Polícia Militar e de delegados seccionais da Polícia Civil. Esta informação foi confirmada pelo secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, no último domingo (03).

Segundo estatísticas preliminares da SDS, Pernambuco fechou o ano de 2015 com um aumento de quase 13% no número de homicídios em relação a 2014. A meta do Pacto pela Vida é de redução de 12% ao ano. Este foi o pior resultado desde a criação do programa de segurança pública, em maio de 2007, pelo então governador Eduardo Campos. O resultado de 2015 foi o pior desde 2010. A SDS deve divulgar ainda nesta semana o número total de mortes registradas, mas já se sabe que foi superior a 3.860. É o segundo ano consecutivo que há crescimento nos assassinatos.

Sobre a troca de profissionais, Alessandro Carvalho pontuou que “é natural que isso aconteça”. “O objetivo é oxigenar a máquina, tudo para começar 2016 sabendo onde atuar e de que forma fazer. Será uma conjunção de policiamento preventivo e ostensivo, com atuação mais forte do que nunca da inteligência”, afirmou.

Na verdade, as primeiras mudanças de profissionais já começaram no final do ano passado. Em 18 de novembro, a SDS anunciou a troca no comando da Polícia Militar. O coronel Antônio Pereira Neto foi exonerado do cargo, que ocupava há dez meses. O coronel Carlos Alberto D’Albuquerque, que fazia parte da Casa Militar, assumiu a vaga. O subcomandante da PM também foi trocado.

Em dezembro, foram anunciados novos diretores para a Polícia Civil de Pernambuco. O delegado Erick da Silva Lessa assumiu o cargo de diretor Integrado do Interior 1 (que abrange a Zona da Mata e Agreste). Já José Rivelino Ferreira de Morais está à frente da Diretoria Integrada do Interior 2 (responsável pelo Sertão). José Sérgio de Oliveira Moura assumiu como gestor de Controle Operacional do Interior 1. O Comando de Operações de Recursos Especiais (CORE) passou a ter o delegado Sérgio Ricardo Ferreira Vasconcelos como titular.

 

Cantor Roberto Carlos perde ação que pedia mudança do nome de imobiliária no Conde, Paraíba

 

O cantor Roberto Carlos tentou, sem sucesso, alterar o nome de uma imobiliária de Conde, na Paraíba. Na ação, a empresa do artista alegou que tem investido milhões de reais em projetos e publicidade na área — o Rei, como é conhecido, ingressou em 2011 no mercado imobiliário, quando lançou a incorporadora Emoções. Por isso, disse que a Imobiliária e Construtora Roberto Carlos usava indevidamente o nome do cantor para criar confusão no mercado e, assim, angariar clientes. 

Em sua defesa, o dono da imobiliária localizada na Paraíba argumentou que o nome do seu representante legal é o mesmo do cantor, motivo pelo qual foi reproduzido na denominação da pessoa jurídica. Além disso, acusou a empresa do cantor de má-fé, “pois faz acusações inverídicas e não comprovadas, no sentido de que engana seus clientes e consumidores”. 
Em primeira instância, o pedido do músico foi atendido parcialmente. Foi negada a indenização solicitada pela autora, mas foi dado um prazo de 30 dias para que a imobiliária paraibana trocasse de nome. Após recurso, no entanto, a 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo reformou decisão de primeiro grau para permitir que a imobiliária mantenha seu nome.

 

 

Escola é arrombada e furtada em Iguaracy: A GT da Cidade de Iguaracy foi acionada para checar um arrombamento seguido de furto e vandalismo na Escola Estadual Joaquim Alves de Freitas. Ao chegar ao local foi constatada a veracidade do fato, momento este que a solicitante, que é professora da escola, afirmou que ao chegar ao local de trabalho viu a porta do almoxarifado arrombada e faltando os seguintes objetos: 04 CPUs, 01 monitor e alguns estabilizadores. Diante dos fatos a ocorrência foi repassada a delegacia local para serem tomadas as medidas legais cabíveis.
 
Quixaba: A GT local realizava a Operação Risco Zero quando foi solicitada pela vítima E. de 46 anos, para um apoio policial a fim de retirar seus móveis de casa, por que seu companheiro não permitiu sua saída. Ao chegarem à residência J I S S, 18 anos, evadiu-se do local. O policiamento aguardou a chegada do transporte da mudança para resguardar a vítima e seus filhos, momento em que o acusado foi visto nas proximidades com visíveis sinais de embriaguez alcoólica. Ao conversarem com ele o mesmo mostrou-se bastante alterado, desacatando o efetivo com palavras de calão. Ao se aproximar para retirar suas roupas, empurrou a vítima na presença do policiamento, sendo necessário o uso da força para contê-lo devido o mesmo ter resistido, sendo necessário o uso das algemas. Os envolvidos foram conduzidos a delegacia de polícia local de Afogados da Ingazeira para a adoção das medidas legais cabíveis.

 

 Tabira: A GT local realizava a Operação Risco Zero quando foi solicitada pela vítima, a qual relatou ao policiamento que seu ex-companheiro após ingerir bebida alcoólica havia se deslocado até sua residência e passado a chutar a porta da frente de sua propriedade e ameaçando a vítima de morte caso a mesma o denunciasse. O policiamento realizou diligências e localizou J E F S, 38 anos, em seguida as partes foram conduzidas para a delegacia de Afogados da Ingazeira-PE, para confecção do Auto de Prisão em Flagrante Delito

Afogados: Polícia investiga morte de recém-nascida que dormia com a mãe

 

A Polícia Civil de Afogados da Ingazeira investiga a morte de uma criança de apenas 27 dias. O caso aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 04 de janeiro, na Rua 7 de Setembro, bairro São Francisco.

De acordo com informações repassadas ao blog do Itamar, uma jovem acionou o Corpo de Bombeiros informando que sua filha Maria Vitória estava necessitando de socorro.

Ela contou a polícia que estava dormindo junto com a filha quando por volta das 07h, acordou e viu que a criança estava muito quieta respirando estranhamente.

A mãe da criança foi apreendida pela polícia para ser interrogada. O corpo da criança foi encaminhado para o Instituto Médico Legal – IML de Caruaru. Há informações de que a criança apresentava sangramento pela boca e pelos ouvidos.

 

Detento tenta suicídio na Cadeia de Afogados da Ingazeira, após tomar conhecimento da morte de filha recém-nascida

 

Um detento de nome não revelado tentou suicídio no final da manhã desta segunda-feira (04), na Cadeia Pública de Afogados da Ingazeira, após tomar conhecimento da morte da filha recém-nascida. O efetivo da guarda foi Solicitado pelos companheiros de cela, que informaram o desespero do reeducando, que foi imediatamente conduzido ao Hospital Regional Emília Câmara  HREC, onde foi medicado e liberado para recuperação no estabelecimento prisional.

Justiça intima ex-presidente Lula como testemunha de lobista preso

 

Do Correio Braziliense

O lobista Alexandre Paes dos Santos, o APS, preso por envolvimento no suposto esquema de “compra” de medidas provisórias no governo federal, arrolou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para depor como sua testemunha de defesa na Justiça. A intimação do petista e de mais 11 pessoas foi autorizada pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal em Brasília, que conduz a ação penal sobre o caso, investigado na Operação Zelotes. As oitivas estão marcadas para o fim deste mês.

A ação penal mira 16 pessoas, acusadas pelo Ministério Público Federal de atuar num esquema de lobby e pagamento de propina para viabilizar as medidas provisórias, que favoreceram empresas do setor automotivo com benefícios fiscais. O caso foi revelado pelo jornal O Estado de S.Paulo em outubro do ano passado. Lula era presidente quando duas delas (MP 471/2009 e MP 512/2010) foram editadas. Os investigadores suspeitam que um dos filhos do petista, o empresário Luís Cláudio Lula da Silva, tenha recebido recursos relacionados a uma terceira norma, a MP 627/2013, assinada pela presidente Dilma Rousseff.

Uma das empresas de Luís Cláudio, a LFT Marketing Esportivo, recebeu pagamentos de R$ 2,5 milhões, entre 2014 e 2015, de uma das empresas denunciadas por pagar propina no esquema, como mostrou o Estado. Luís Cláudio nega qualquer irregularidade e diz que os recursos se referem a serviços prestados em sua área de atuação, o esporte.

Além de Lula, o magistrado autorizou a oitiva do ex-ministro e ex-chefe de gabinete de Lula Gilberto Carvalho. Para a Polícia Federal, ele teria atuado em conluio com um dos lobistas do caso Também foi determinada a intimação do atual secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dyogo Henriques Oliveira, que, assim como Carvalho, é citado em anotações de APS sobre as medidas provisórias.

O pedido do lobista à Justiça faz parte de uma estratégia para ouvir o máximo possível de testemunhas. Também foi arrolado o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), que relatou a medida provisória 471 na Câmara.

Em petição enviada à Justiça, a defesa de APS requisitou que fossem intimadas 69 pessoas, entre elas dezenas de congressistas que votaram na conversão das MPs em leis. Mas o juiz concordou com a oitiva das 11 primeiras da lista, entre elas Lula e Gilberto Carvalho, mais o secretário-executivo da Fazenda.

“Foge da razoabilidade e da proporcionalidade a quantidade exagerada de testemunhas indicadas, considerando que os fatos envolvendo o acusado são intrincados num contexto único pela acusação de atividade criminosa envolvendo medidas provisórias, embora haja mais de uma tipificação legal”, justificou o juiz. Ele sugeriu que as testemunhas não intimadas compareçam independentemente à Justiça para falar.

O advogado de APS, Marcelo Leal, afirmou que, ao arrolar Lula e as demais testemunhas, a intenção é provar que não houve compra de MPs. “O presidente da República é o único detentor do ato de ofício de assinar medidas provisórias. É ato privativo”, afirmou Questionado se seu cliente conhece ou tem ligação com Lula, ele respondeu: “Acho que não”.

O advogado disse que vai recorrer da decisão, que classificou de injusta e absurda. “Meu cliente quer provar a sua inocência e não tem o direito de que a Justiça ouça as testemunhas? Isso é o fim do mundo! Não tem nenhuma ali que seja ‘encheção de linguiça’”, protestou.

Ele argumentou que, por lei, cabe a oitiva de ao menos oito pessoas por fato a ser provado. No caso de APS, explicou, seriam mais de 30.

A Polícia Federal também expediu intimação para ouvir Lula sobre o caso das medidas provisórias no mês passado, mas o depoimento foi adiado a pedido do ex-presidente. Uma nova data ainda não foi divulgada.

A assessoria de Lula informou nesta segunda-feira, 4, que ele não comentaria a intimação para ser testemunha de APS.

Aleluia explicou que foi relator da MP 471 por apenas uma semana e que foi favorável à aprovação porque ela beneficiaria montadora em seu Estado, a Bahia. Ele disse que nunca foi procurado ou recebeu pedido de APS sobre a norma. As assessorias de Gilberto Carvalho e Dyogo Oliveira não retornaram a contatos da reportagem.

Vereador tira foto apalpando seio de vizinha e gera polêmica no Acre

 

 

 
Uma foto em que o vereador Carlos Portela (PPS-AC) aparece tocando o seio da vizinha Madona, de 38 anos, uma cantora do município de Epitaciolândia, localizado a 230 quilômetros de Rio Branco, acabou gerando polêmica.
 
De acordo com Portela, a foto foi tirada pela própria esposa, Maruca Portela, no sofá da casa dele sendo apenas uma brincadeira. A esposa não quis comentar sobre o assunto.
 
O vereador disse que a foto teria sido encaminhada para algum amigo que acabou compartilhando. Portela explica ainda que uma foto anterior em que aparece a barriga e seios de uma mulher foi postada em um grupo de amigos no WhatsApp e iniciou uma brincadeira. As pessoas comentaram que a mulher na foto era Madona. Para entrar na brincadeira, eles decidiram fazer a foto.
 
“Temos um grupo de amigos sobre política, religião e esporte. Algumas coisas geram muita polêmica e as pessoas dão o troco, eu dou o troco com denúncias fundadas na Câmara Municipal. A Madona é minha vizinha há 25 anos, ela é muito popular e extravagante. No dia da foto estavam minha esposa, filhos, a empregada, todos estavam em casa. Era uma coisa interna, não fui eu quem postou. Foi brincadeira”, explica.
 
Ainda sem saber quem postou a imagem, o vereador lamenta o caso e diz que sofreu uma retaliação por ser o autor do pedido de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para pedir a cassação do prefeito do município. Quanto ao risco de cassação do próprio mandato por falta de decoro, ele alega que sempre manteve uma postura ética e boa conduta em todos os mandatos.
 
“A gente mandou essa foto de brincadeira para um amigo e alguém postou. Porém, usaram essa foto para denegrir minha imagem. Pelos comentários que circulam já se pode ter uma ideia de quem fez a postagem. Atuo como o vereador que sou, mantive a postura necessária em todos os mandatos. Nem foi a minha foto que gerou polêmica, foi uma brincadeira. Vi muitos comentários me defendendo, as pessoas conhecem meu trabalho”, disse.
 
A mulher que aparece na foto se identifica apenas como Madona. Cantora no interior do Acre, ela falou sobre o caso ao G1 e disse que um amigo de Portela teria brincado com ele, dizendo que o vereador ‘pulava a cerca’ e pediu para a mulher dele tirar a foto em que ele toca o seio da vizinha, mas garante que tudo foi em tom de brincadeira sem qualquer malícia.

 

“É um vizinho, uma pessoa que considero como irmão. Já morei na casa deles, conheço as filhas dele desde criança, considero todos como irmão. As pessoas só querem sujar a imagem dos outros. Nem sabia que isso ia chegar tão longe. As pessoas já levam a brincadeira para o lado sério”, finaliza.
 

Deixe uma resposta

Cidades Acessando Blog

Panificadora Samuel
Escola Monteiro Lobato
 

CLICK AQUI E CONFIRA AS FOTOS!

Educação Infantil,

Ensino Fundamental e Médio

(87) 3838.1481 (87) 3838.2246

Siteemonteirolobato.com.br

Dr. Jamildo Carvalho
Desfile Cívico Escola M.L

AABB

Bloco a Onda 2017

Galeria de Fotos!